• quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

    Curso para acólitos

    Conta-se que “Nosso Senhor, nos seus 33 anos de vida, celebrou duas vezes o Santo Sacrifício da Missa. A primeira, na Quinta Feira Santa, celebrou secreta e privadamente, ordenando este sacrifício, no Cenáculo, diante de seus discípulos. “Ele comungou e deu a comunhão aos seus discípulos”, como diz São Tomas de Aquino (S.T. III, q. 81, art.3). São Paulo aos Coríntios: Accipite et comedite... et bibite.
    A segunda, que celebrou como Sumo Sacerdote, foi soleníssima e pontifical, na Sexta Feira Santa. O altar foi a Cruz; a mitra, a coroa de espinhos; os anéis de suas mãos, os cravos; a casula encarnada, o sangue derramado por todo o seu Corpo; o báculo foi a lança; o diácono foi o ladrão da direita, o subdiácono, o ladrão da esquerda; os acólitos foram a Santíssima Virgem e São João.
    Compreender o valor e a grandeza do Santo Sacrifício da Missa é o primeiro ponto que as futuras acólitas dos Arautos do Evangelho aprendem para poderem exercer as funções junto ao altar.

    O que é necessário para a celebração da missa? O acólito é responsável pelo espaço da celebração e sobretudo pelos objetos litúrgicos que devem ser organizados sobre a credência antes da Celebração Eucarística. Mas convém que o acólito conheça cada peça a fim de nada faltar para a celebração.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário