• quinta-feira, 12 de junho de 2014

    Sagrado Coração de Jesus

    No sábado passado foi feita uma exposição sobre o Sagrado Coração de Jesus para as jovens e familiares que frequentam o centro juvenil dos Arautos em Curitiba. 
    Por que coração?
    Ora, tudo em Nosso senhor Jesus Cristo é adorável: os cabelos, as unhas, a barba. Com muito mais razão pode-se dizer que o seu Coração é adorável, sendo o membro mais nobre. Daí procede o culto e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus: esse coração, símbolo de seu amor, esse amor que O levou a encarnar-se para nos redimir.
    Cruz: não só no Calvário que Nosso Senhor foi crucificado, mas continua sendo devido aos pecados, indiferenças, a falta de fé, o ódio dos maus.
    Espinhos: simboliza a tibieza das almas; aqueles que não rezam; não recebem os Sacramentos; os que esquecem facilmente as suas obrigações e não procuram corrigir-se de seus defeitos. Falta de correspondência às graças, tibieza (quem não produz frutos de virtude).
    Ferida da lança: os que O atacam, os que blasfemam, as pessoas que adoram a satanás, os apóstatas. Nosso Senhor os havia criado por amor e O desprezam dessa forma.
    Chamas: representam a fornalha de amor, de misericórdia para com os homens.
    Um símbolo desses sinais do amor de Nosso Senhor está no Detente! Um recorte de pano onde se pinta ou borda a figura do Coração  de Jesus revelada a Santa Margarida Maria, emoldurado pela frase: Detém-te! O Coração de Jesus está comigo!
    A origem desse objeto piedoso se prende à proteção sobrenatural com que se viu favorecido um jovem romano, o qual se alistou como Zuavo pontifício para defender o Papado nas guerras da unificação italiana do sec. XIX. Antes de partir sua mãe lhe pendurou ao pescoço um pedaço de pano em que ela havia bordado o Coração de JESUS COM A CRUZ, A COROA DE ESPINHOS e as CHAMAS assim como fora visto em êxtase pela vidente. Armado com esse singular escudo que lhe forjara a solicitude materna, o jovem combatente lançou-se com coragem em renhida e sangrentas batalhas. Durante um desses confrontos, quando as balas adversárias faziam grande estrago nas fileiras pontifícias , uma delas atingiu de cheio o peito do heroico rapaz, ficando gravada na estampa do Coração de Jesus que lhe pendia do pescoço.
    Ao tomar conhecimento do fato , o Papa Pio IX concedeu uma bênção especial a todos os escapulários elaborados segundo o modelo feito por aquela carinhosa mãe.
    Com o detente ocorreu inúmeros milagres, tanto materiais quanto espirituais.
    No final do sec. XIX e começo do sec. XX , ocorreu a guerra civil na Espanha, nessa guerra houve muitos martírios pois era alvo dos revolucionários, os Sacerdotes, as Religiosas e as pessoas que se diziam Católicas. Foi feita uma representação teatral de um fato verídico ocorrido nessa época, ilustrando a proteção do Detente contra o poder do mal.













    Um dos pedidos do Sagrado Coração de Jesus foi também de promover a veneração pública de suas imagens. Por isso foi contada outra história da conversão de uma jovem, Isabelle. Suas irmãs preocupadas pelo estado de sua alma toda tendente ao mundanismo e gozo da vida,  costuraram uma estampa do Sagrado Coração de Jesus na barra de seu vestido e aos poucos a jovem moça acabou por se converter e ser uma grande devota do Sagrado Coração de Jesus.











    Para difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, foram distribuídos livretos, detentes e medalhas.





    Um comentário:

    1. Sagrado Coração de Jesus! Eu confio em Vós!
      Divino coração de Jesus Providenciai!

      ResponderExcluir

    Deixe aqui seu comentário