• quinta-feira, 1 de setembro de 2016

    Qual a origem da palavra “bacharel”?

    Na Antiguidade, o vencedor de uma competição desportiva recebia uma coroa de louro — laurus nobilis —, planta que, por seu contínuo verdor, era assimilada à glória que não murcha. Posteriormente, ela tornou-se o prêmio de generais vitoriosos. À glória militar se associou a intelectual, de maneira que os vencedores de concursos de poesia também recebiam a ansiada coroa vegetal como sinal de vitória. Daí a expressão poeta laureado.
    Com a queda do Império Romano, os ramos do loureiro perderam seu carácter de prêmio militar, mas foi conservado esse significado no campo acadêmico. A universidade, instituição de origem eclesiástica, a adotou de maneira que o graduando recebia uma coroa de louro — laurus — com folhas e bagas — baccæ —, passando a ser denominado bacca laureatus — bacharel.
    Essa coroa de ramos novos, ainda com frutos, representava a glória de haver completado um primeiro grau de formação que o tornava apto para mais altos estudos. O professor que a impunha, entretanto, portava uma coroa de louro sem bagas, símbolo da glória escolástica já desenvolvida — laureatus.

    A distinção entre bacharel, mestre (licenciado) e doutor se encontra na Bula Parens scientiarium, do Papa Gregório IX (1231).
    Revista Arautos do Evangelho Jan 2016

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário