• sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

    Sabia que o chá inglês tem origem portuguesa?

    Oriundo do Extremo Oriente, o chá foi trazido para a Europa pelos portugueses e holandeses que monopolizavam, no século XVII, o comércio com o sudeste da Ásia. Só posteriormente os ingleses passariam a fazer parte desse lucrativo negócio, por ocasião do matrimônio de Catarina de Bragança com Carlos II, ocorrido em 1662. Como parte do dote da princesa, Portugal cedeu aos britânicos as praças de Tanger e Bombaim, abrindo-lhes assim as portas da navegação rumo ao Oriente.
    Pessoalmente aficionada a essa bebida, cujo consumo já havia entrado nos costumes lusitanos, a princesa levou uma arca de chá chinês para a corte britânica. Ali, ele era conhecido, mais não popularizado.
    De fato, o reputado Tea Council do Reino Unido apenas registra uma evidência histórica sobre o consumo da bebida antes de 1662. Trata-se de uma despretensiosa anotação feita em seu diário, com data de 25 setembro de 1660, por um funcionário público e membro do Parlamento, Samuel Pepys.
    Foi, portanto, uma princesa portuguesa quem introduziu na Inglaterra um costume que ficaria tão estreitamente vinculado a essa nação. Por isso, ouvimos um literato luso afirmar: “Se nas Índias flutua essa bandeira inglesa, fui eu que t’as cedi num dote de princesa. E para te ensinar a ser correcto já, coloquei-te na mão a xícara de chá...” (Afonso Lopes Vieira. Pois bem).

    Revista Arautos do Evangelho – Maio 2014

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário