• quarta-feira, 8 de março de 2017

    Você sabia que uma “pequena casa” cobre o sacerdote durante a Missa?

    Assim como o sacrário tem um véu ou uma cobertura, o conopeu, o sacerdote ao celebrar a Eucaristia porta um paramento próprio, a casula, que significa pequena casa.
    Seu uso se liga à pênula, espécie de manto ou capa de uso na antiga Roma, adotado posteriormente na Liturgia cristã. Sua forma foi se alterando ao longo dos séculos, variando também os materiais com que era confeccionada, e o seu simbolismo foi sendo enriquecido com o passar do tempo.
    A oração sugerida para quando o sacerdote se reveste da casula é bem expressiva nesse sentido: “Senhor que disseste: ‘o meu jugo é suave e meu fardo é leve’ (Mt 11, 30), faze com que o leve de tal maneira que alcance a tua graça. Amém”. Desta maneira, levar o jugo do Senhor significa revestir-se de Cristo (cf. Rm 13, 14), aprender de Cristo, revestir-se da caridade (cf. Col 3, 14).
    Por isso, de acordo com a tradição da Igreja, a “pequena casa” é confeccionada com finos tecidos e preciosos adornos, de maneira a refletir o esplendor da caridade que deve adornar quem age in persona Christi, na pessoa de Cristo; e também porque, segundo explica o Papa Inocêncio III no De sacrosancto altaris mysterio, é a casula a vestimenta nupcial a que Se refere Jesus no Evangelho: “Meu caro, como entraste aqui sem o traje de festa?” (Mt 22, 12).

    Revista Arautos do Evangelho – nov 2016

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário