• quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

    Simpósio - Arautos do Evangelho - Curitiba

    O que são os sacramentos? São “sinais sensíveis” instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, para significar e produzir a graça santificante naquele que os recebe dignamente. Ou seja, os Sacramentos podem ser percebidos pelos sentidos corporais. É o que acontece, por exemplo, com a água no Batismo, lava o corpo do batizado para representar a purificação de sua alma, que fica limpa de todo pecado.
    Quantos são os sacramentos? São sete: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos enfermos, Ordem e Matrimônio.
    Foi assim que começou o simpósio sobre os Sacramentos no centro juvenil dos Arautos do Evangelho - Curitiba, analisando tanto os Sacramentos de mortos: o Batismo e Penitência, que apagam os pecados graves da alma e conferem a Graça santificante, como os Sacramentos de vivos: Confirmação, Eucaristia, Unção dos enfermos, Ordem e Matrimonio, que aumentam a Graça Santificante já presente na alma.

    No primeiro dia, sexta-feira dia 10, com a presença do grupo de Joinville, as alunas do Projeto Futuro e Vida ouviram uma exposição sobre os Sacramentos do Batismo e da Penitência. Este último foi regado por uma apresentação teatral a respeito de uma jovem, Mary, que após uma desavença com sua amiga Helen, decide matá-la com um veneno. Após o assassinato, ela percebe o erro que cometeu e perde a paz, sendo atormentada pelo pecado. Avistando um templo calvinista, a ele se dirige com objetivo de obter perdão e encontrar serenidade para sua alma. Porém, o ministro fica horrorizado pelo seu pecado e diz que irá chamar a polícia se ela não se retirar dali. Mary, mais desesperada ainda, se retira pesarosa acreditando que a solução de seu problema é a morte. De repente, ela escuta o repicar dos sinos da Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, e sem saber porque se sente animada para entrar. Um sacerdote se encontra no confessionário atendendo os penitentes e ela vê aí a oportunidade de confessar sua falta. Após declarar que cometera um homicídio, o padre ao invés de demonstrar repulsa, lhe dá ânimo para continuar a vida e a perdoa de todos os seus pecados.





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário