• sexta-feira, 21 de março de 2014

    Bécasssine

    No último sábado, as participantes do Projeto Futuro e Vida tiveram a oportunidade de conhecer uma personagem de história em quadrinhos. Quem aqui já leu histórias em quadrinhos? Certamente todos. Mas tenho a certeza de que esta foram poucos que leram: Bécassine.
    Ela é uma simpática camponesa que surgiu em 2 de fevereiro de 1905 de modo inteiramente fortuito, no primeiro número de um novo semanário para meninas, “La Semaine de Suzette”, pelo desenhista Joseph-Porphyre Pinchon (1871-1953).
    Annaik Labournez, destinada à celebridade com o nome de Bécassine, teve por primeira morada a granja que seus pais cultivavam em Clocher-les-Bécasses, não muito longe de Quimper. Seu nascimento não foi assinalado, como o dos heróis da antiguidade, por tremores de terra e chuvas de fogo. Observou-se somente nesta época uma grande revoada de pássaros selvagens: gansos, patos e galinholas (bécasses). Annaik Labournez era um bebê forte, rosado e roliço. Ela tinha olhos e uma boca minúscula, e seu nariz era tão pequeno que mal se podia ver. E isso desolava seus pais que todos os dias mediam o pobre narizinho. - “Ele não cresce... que infelicidade! Vamos ser a chacota de toda a região...” De fato, em Clocher-les-bécasses acreditava-se que a inteligência estava em proporção ao tamanho do nariz.
    Essa estranha crença ligava-se, sem dúvida, ao que se observava, no pequeno burgo, durante a temporada de verão, ou seja, a presença de um grande sábio, membro de numerosas academias e que era dotado de um formidável apêndice nasal.
    Esse narizinho curto aborrecia ainda mais ao casal Labournez por causa de uma prima da mesma idade de Annaik — Marie Quillouch — que nada deixava de desejar do ponto de vista do nariz.

    Quando foi ao batizado de Annaik, seu tio Corentin tomou uma das narcejas (bécassine) que trouxera, escondeu o corpo da ave em sua mão enorme e colocou o bico em frente de sua afilhada. “Uma verdadeira bécassine, disse rindo Quikllouch. Eh! tio Corentin, eis o apelido que o senhor procurava”. “Sim, sim, gritou toda a assistência. Bécassine, Bécassine!” Sim, declarou Corentin, isso lhe cai como uma luva”. E foi assim que, apesar dos protestos indignados de sua mãe, Annaik Labournez tornou-se Bécassine.
    Abaixo, algumas fotos da encenação teatral realizada no centro juvenil.





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário