• sábado, 14 de setembro de 2013

    Festa da Exaltação da Santa Cruz

    Qual a mensagem encontrada na festa da Exaltação da Santa Cruz? Do latim exaltere, significa tornar-se alto, elevar-se, subir. Esta é “a festa pela qual a Igreja recorda e proclama aos olhos do mundo que ela ergue o símbolo da Redenção acima de todas as coisas, colocando-o na sua devida e suprema altura”.
    A cruz, originalmente, era um instrumento de suplício usado em toda a antiguidade, que representava a ignomínia e a vergonha para toda pessoa que sofresse a pena da crucifixão. Por isso, ao ser pregado na cruz, Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu tremenda humilhação. Esta equivalia a dizer que Ele morria como um bandido, um ladrão.
    Sendo ela o ápice da humilhação sofrida por Ele, é também o começo de todos os desprezos que até o fim do mundo todos os católicos haveriam de suportar em nome do Filho de Deus e por causa de sua fidelidade a Ele.
    Contudo, as cruzes que por Ele carregamos consiste em recebermos a humilhação com regozijo, com um espírito de desafio. O que corresponde inteiramente à ideia de exaltação: manifestar a glória da Cruz.
    A Cruz é um sinal de distinção, como símbolo de tudo quanto há de mais sagrado e santo. E ao colocá-la no alto de todas as coisas – nas torres das igrejas e catedrais; no topo das coroas de reis e imperadores, servindo de insígnia nas condecorações – manifestava-se a fé do cristão. Enfim, em tudo quanto o homem concebia de supremo, estava a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, trazendo consigo a ideia de que, entre todas as maravilhas por Ele operadas neste mundo, o mais admirável e o mais adorável era o ter sofrido e morrido naquele instrumento de vergonha.

    Quem desejar encontrar a paz de alma, não encontrará outro caminho senão este, uma vez que “Deus não cessa de atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso” (Catecismo da Igreja Católica, I.27).

    Texto adaptado da Revista Dr Plinio nº 30

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário